terça-feira, 3 de novembro de 2009

OS ESQUIZÓIDES URBANOS

terça-feira, 3 de novembro de 2009
DEFORMADOS DA MODERNIDADE

A modernidade deforma. O cotidiano estafante sufoca e agride. Dias recheados de consumismo, stress, caos no trânsito, violência desenfreada.
A vida urbana trouxe mais cedo o temido inferno. Aquele mesmo que ouvíamos quando éramos crianças e nos borrávamos nas calças. Principalmente quando nos diziam que “se não fôssemos bonzinhos, obedientes e bem comportados, poderíamos ir pra lá”... Pois bem, fiz a minha parte e não adiantou porra nenhuma.

O inferno chegou feio e quente! E era pura e deslavada mentira aquela estória, pois ele chegou pra todos: Ele é a vida atual. A vida é inferno quando tropeçamos em um canalha a cada dois passos dados. Quando ligamos a TV e vemos, não um, mais vários exemplares de diabos tomando conta da tela: gordos, ricos, raivosos, fanfarrões, oportunistas, cínicos, falsos religiosos, mentirosos e demagógicos. Seja na TV Pastor, TV Senado ou no programa ‘Espirra Sangue’ ou o seu concorrente ou filhote ‘Põe miséria na Tela’! ou no “Eu quero ver é bagaceira!”

O inferno aparece na violência quendo ela mostra suas caras, caretas e facetas. Quando esbarramos com a falta de civilidade, nos juros absurdos, nas filas que humilham o cidadão, no transporte coletivo abarrotado espremendo a criança, o trabalhador, a mulher e o velho. No trânsito mais feroz do que uma briga de matilhas famintas pela carniça ou na luta por território...
.... Na bala perdida ou achada, na corrupção da polícia e descalabro na política e do politicão e do assecla gatuno que roubam dinheiro da merenda escolar das crianças e do remédio do idoso,do dependente e do mutilado.

Tudo isso vem fabricando em série tipos estranhos, esquisitos, esquizóides e esquizitóides. Carateres deformados, personalidades viciadas doentias equivocadas, perdidas. Os tarados reais ou virtuais. Os solitários e problemáticos que buscam refúgio na internet. Além dos cafajestes e vigaristas, os chamados sócios do poder.

O tráfico e a droga com rajadas poderosas exterminando vidas de inocentes e futuras gerações. O consumismo latente na propaganda colorida em outdoor 3D levando o faminto à inveja social, no mais puro questionamento: “por que eles podem ter e eu não”?...
A ditadura da beleza ou burrice da estética fomentando cirurgias, aplicações, silicones, e idiotas de academia.
Ah... E como se esquecer dos babacas da música, em verdade deletérios produtos da deformidade cultural?... Arrocha, encoxa, atarracha, enfia até o talo! E haja gargalo para agüentar goela abaixo tanto lixo!
“É a rádio Jabá no ar!, quem pagar bota pra tocar! o que quiser e quantas vezes desejar!... Anuncia o “loucutor”... Parece até feira livre: “Pagou levou agora e quanto quiser!”

Tá brabo... Mas ainda temos as nossas armas para sacanear a sacanagem: O nosso humor a irreverência, a contestação, a não-obediência o marchar em contramão. O "cuspir na estrutura, para se ter um pouco de cultura". O não votar em parasitas.
O beber e se abastecer na fonte das boas mentes-nascentes-cabeças-pensantes.

Abram alas! Liberem a passarela! Pois o desfile dos esquizóides vai começar...

0 comentários:

Postar um comentário

 
esquizoides urbanus ◄Design by Pocket, BlogBulk Blogger Templates